Características do meristema: mitose e diferenciação
Um das características marcantes do tecido meristemático é a ocorrência de mitoses. É a partir das células dele originadas que são formados todos os tecidos diferenciados componentes de uma planta, por um processo conhecido como diferenciação celular (Figura 2).
Dependendo do local em que as células meristemáticas estejam, elas poderão se diferenciar em células de revestimento, células de preenchimento, ou células condutoras. Essa diferenciação envolve, inicialmente, um alongamento da célula e, posteriormente, modificações na parede e em seu conteúdo interno.
Durante a diferenciação, pode ocorrer que a célula permaneça em um estágio semidiferenciado. Nestas condições, ela pode sofrer uma desdiferenciação e voltar a ser meristemática (Figura 3).
O meristema formado por desdiferenciação é do tipo secundário. Já o meristema originado a partir de células embrionárias, isto é, que permanecem meristemáticas, é do tipo primário.
Assim, o crescimento de uma planta ocorre:
- Em comprimento (o que envolve, também, a formação de ramos pelas gemas e nós dos caules);
- Em espessura (do caule e da raiz de certas dicotiledôneas e gimnospermas).
Fique por dentro
Meristema primário é formado por células filhas de células embrionárias. Encontra-se nos ápices de caule e raiz, e nas gemas laterais. Meristema secundário é o que foi originado por células parcialmente diferenciadas. Encontra-se no felogênio, no câmbio e em regiões de cicatrização.
|
Interessante
A clonagem de plantas (tomate, abacaxi, mandioca e orquídea) é feita com a retirada e cultivo (em meios apropriados) de células meristemáticas obtidas, preferencialmente, das gemas apicais do caule.
|
Fique por dentro
Na raiz, constantemente, um grupo de células meristemáticas, localizadas próximo ao ápice, produz células que formarão a coifa, uma espécie de capuz protetor da ponta da raiz. Como o crescimento apical da raiz ocorre no solo, a coifa sofre um desgaste constante. Por este motivo, uma tarefa importante do meristema apical da raiz é renovar constantemente a coifa, o que redundará em seu próprio benefício.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário